domingo, 23 de março de 2008

catando sensacionalismo

gente do céu, já viram Irreversível?
filme francês de 2002, dirigido por um tal de Gaspar Noé, com Monica Bellucci (a Maria Madalena do filme Paixão de Cristo, de Mel Gibson).
já tinha ouvido falar muito, mas nunca tinha dado importância.
aí numa tarde chuvosa deste feriado, parei pra ver.

fiquei cho-ca-da.
especialmente com 2 cenas específicas.


primeiro um cara esmaga a cabeça de outro com um extintor de incêndio, em cena close.
você vê o sangue, dentes indo embora, depois a cabeça começa a afundar, depois a massa encefálica cospe na câmera. uns dois minutos nisso.
a raiva que temos do mundo inteiro vai embora.

a outra cena são os quase 10 minutos de estupro na pobre Monica.
você sofre com ela.
aí passamos a entender porque surge a vontade de esmagar o cérebro de um sujeito com um extintor de incêndio.

resumindo, é irreversível mesmo.
não dá pra recuperar o que foi perdido.

tá aqui a indicação. vejam o filme.
é sensacionalismo proposital e inteligente.
é chocante? é.
dói bastante.
incomoda, mas faz pensar.

au revoir,
Cata S.

2 comentários:

flavia disse...

o que mais me chocou em 'irreversível', especialmente ne cena do espancamento, não foi o visual em sim, mas o sonoro.

o 'teeeim' do extintor batendo no crânio é foda! no bom sentido. acho que tenho me tornado muito fria ultimamente, a cena do estupro é foda, mas a assisti fixamente, analisando a interpretação e veracidade. choca? choca, mas eu esperava algo mais repugnante pelo que me falavam..

em tempo, o filme é sensácional. já visse oldboy?

flavia disse...

sensácional foi foida, no mau sentido.
=/