sábado, 28 de junho de 2008

catando afinidade

se a gente for parar pra pensar direitinho, as amizades que fazemos depois de crescidos valem tanto ou mais que as amizades de infância.
estas não são amizades impostas pela sala de aula ou pelo playground do prédio.
elas vêm por pura afinidade.

por isso, meus amigos mais recentes são pessoas de caráter low-profile.
aqueles que 'chamam a atenção' pela simplicidade.
que sabem bater um papo cabeça e idiota ao mesmo tempo.

meus amigos mais recentes dão mais valor a uma roda de risadas num boteco sujo do que àquela-super-balada-que-todo-mundo-tá-indo.
aliás, 'todo-mundo'? 'todo-mundo-junto' em harmonia é hipocrisia.
meus amigos mais recentes só querem 'todo-mundo-junto' no carnaval.
e sabem que carnaval bom mesmo é em olinda. salvador é freguês.

meus amigos mais recentes são pessoas que prezam pelo bom-gosto.
meus amigos mais recentes são apaixonados por um bom cinema, pelos bares do centro do recife e pelo rock inglês.
não lembro de, depois de velha, ter ficado amiga de micareteiros, pagodeiros, nem de deslumbrados do trance.
as meninas jamais usariam salto de acrílico. aliás, minhas amigas mais recentes só usam salto em situações inevitáveis como reuniões importantes e eventos formais.
(ok, ok, as baixinhas abusam outras horas, mas não trocam o charme confortável das rasteirinhas e das sapatilhas por alguns centímetros a mais).

meus amigos mais recentes quando vão à praia, mostram o buxinho saliente, fritam no sol e dão um mergulho no mar. sem frescura.
aliás, frescura?
meus amigos mais recentes dividem um colchão no chão e racham a conta.
meus amigos mais recentes sabem que o melhor arroz de polvo não está no Bargaço, está no Bar do Cabo.
meus amigos mais recentes sabem que as melhores compras não estão nos shoppings centers. estão nos brechós, no vuco-vuco da cidade, nos show-rooms escondidos da vida.
meus amigos mais recentes comem amendoim cozido na praia.
meus amigos mais recentes sabem que maquiagem todos os dias é loucura.
dar escova no cabelo todos os dias de manhã? pior ainda.

meus amigos mais recentes odeiam rótulos.
por isso odeiam posers de qualquer espécie (emos, góticos, indies, bruxas, anarquistas, skin heads e por aí vai), mas sabem rir quando eles aparecem.
meus amigos mais recentes sabem que quando o assunto é política: depende.
meus amigos mais recentes odeiam religião, mas são espirituais, cada um da sua forma.
meus amigos mais recentes são todos rubro-negros. ou quase todos.

meus amigos mais recentes consomem álcool na elegância.
"beber, cair e levantar" é lamentável.
eles sabem que elegância é saber gastar dinheiro.
e dinheiro bem gasto é em viagem e não numa calça jeans de R$300.

meus amigos mais recentes são autênticos.
não economizam na antipatia quando ela é necessária.
não precisam babar o ovo pra ganhar simpatia de ninguém.
conquistam a amizade sem fazer esforço.
simplesmente por pura afinidade.

pronto, catei.
Cata S.

Um comentário:

flavia disse...

e os amigos antigos que têm as mesmas características do amigos recentes, contam mais pontos?

saudade, amiga. inclusive de momentos 'empadinha com coca-cola de épocas cocotais do são luis'.

=**