terça-feira, 4 de agosto de 2009

catando os atendimentos

esse texto é dedicado aos atendimentos publicitários e para os aspirantes a esta área tão fascinante.
há quem discorde e fale: ai Catarina, não sei como tu aguenta.
ok, vou explicar porque sim, eu aguento.

quando decidi, aos 15 anos, que iria fazer publicidade e propaganda, eu não tinha idéia do destino que essa escolha me levaria.
não só porque hoje, além de publicitária, sou empresária e tive que aprender, sem professores, um monte de coisas que eu nunca tinha ouvido falar.
acontece que fui cair numa área dentro da publicidade que jamais me atrairia ao ter escolhido o curso: atendimento.
eu entrei na faculdade querendo ser da criação, "aquela galera moderninha, gênia, cheia de estilo e prêmios, que leva todo o mérito do trabalho" sabe?
eu queria sair na rua e apontar pra um outdoor e dizer: fui eu que criei.
mas não foi esse o meu destino.
apareceu a oportunidade de estagiar em atendimento, e nunca fui de perder oportunidades.

antes de mais nada, aos leigos: não, atendimento não é a moça que fica atrás do balcão falando "bom dia, em que posso ajudá-lo?".
teria muitos conceitos para definir a pessoa do atendimento, e muitos deles eu ainda estou a descobrir.
mas de forma rápida, o atendimento é a pessoa que faz a interface com o cliente da agência. mas vai muito além disso a complexidade da coisa.
lembro que, no meu primeiro dia como estagiária de atendimento em uma agência, uma das meninas do departamento, após desligar o telefone com um cliente, bastante stressada, virou pra mim e disse: "desista enquanto é tempo".
imagina-se o quanto fiquei assustada, e de fato, não era o que eu desejava a principio. eu tinha realmente caído na área de paraquedas.

é, não é mesmo pra qualquer um.
é uma área onde o desafio é grande. e é ai onde vem a parte da delícia cremosa: quanto maior o desafio, maior a recompensa.
o atendimento tem que ter paciência, honestidade, criatividade, humildade, perfil de liderança, curiosidade, organização, jogo de cintura, forte dom de persuasão, boa oratória, proatividade, responsabilidade, disponibilidade 24h, inquietude, pulso firme e flexibilidade, tudo ao mesmo tempo, na santa harmonia da paz de Jah.
não só isso, o atendimento tem que ser rico em conhecimentos gerais, ser antenado nas tendências de tudo e dominar técnicamente todas as áreas da publicidade e além de conhecer a fundo o mercado dos seus clientes.

pessoalmente, a parte que mais gosto em ser atendimento é ter todas as áreas nas minhas mãos.
você é centralizador? felicidades pra você.
li em algum lugar uma definição perfeita que dizia o atendimento é semelhante a um equilibrista de pratos, que em cada mão, no nariz e no pé, precisa manter todos os pratos rodando em harmonia e um prato que você deixa cair pode afetar o equilibrio de todos os outros.
esses pratos são cliente/planejamento/criação/midia/produção/promoção e tudo e todos que tiver que lidar.

é o atendimento que diz o que é pra ser feito, como, quando, porque, em que temperatura e qualquer informação mal passada é o presságio de bronca futura.
é o atendimento o portador de toda e qualquer resposta a qualquer dúvida.
gravei nas entranhas uma frase preferida de um ex-chefe meu: "tenha certeza".
o atendimento deve extinguir do seu vocabulário termos como "não sei", "eu acho", "talvez". no máximo "vou saber disso agora".
tenha certeza sempre. porque você precisa passar segurança para os pratos que equilibra.
o fantástico também é que você se encontra como "empresário" de várias áreas.
você vive o negócio do cliente de forma muito intensa, e muitas vezes deixa de ser apenas um publicitário pra viajar em outros mercados. e isso é muito enriquecedor.

é uma área com um nível de stress grande, verdade.
mas, a sensação de ver o bom retorno de um trabalho bem executado te põe de frente com um orgulho próprio bem delicioso e compensador.

por último, deixo aqui a indicação de um blog bem legal, leitura obrigatória para os atendimentos.

pronto, catei.
Cata S.

Um comentário:

Carmem disse...

Além de todas essas qualidades de um bom atendimento, ainda é bailarina.
Quando encher de ser atendente, se encher, pode catar um job no Cirque du Soleil.
Te adoro.
Mainha